sábado, 26 de novembro de 2011

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA E DA DIVERSIDADE NO CEPI

A escola é espaço de vivência e convivência, e todos devem ser respeitados e valorizados, independente de sua cor, raça, religião ou opção sexual. Com o objetivo de orientar o trabalho contra o racismo e práticas preconceituosas no espaço escolar e desenvolver ações relativas à educação das relações étnico raciais e ao ensino de história e cultura afro-brasileira constituiu-se a Equipe Multidisciplinar do CEPI, formada pelos seguintes profissionais da educação: Ana Cristina Ale, Antonio Jr. Navarete, Ariete C. B. Beira, Deuzimere Fagundes, Diego von der Osten, Eunice R. Desplanches, Fabiane de C. R. Bichels, Gisele de C. Schnell, Jonas G. de Pontes, Joseane S. Coutinho, Juliano do C. Platner, Léia D. dos Santos, Loredson J. Casagrande, Márcia C. A. F. Rocher, Mariete Santana, Meri T. L. Altemiras, Mislaine M. de Souza, Nara E. E. B. de A. César, Rita Fernandes, Samira F. Blatner, Sandra M. Bestel, Schirley R. de Castro, Vania de M. e Costa.


Ao longo do ano letivo de 2011 o grupo se encontrou para discutir sobre os temas em questão e propor ações que foram desenvolvidas na escola, objetivando conscientizar nossos estudantes do seu papel enquanto cidadãos e da importância de se conviver com a diversidade. Como ponto culminante de tais ações, o grupo organizou o evento “1ª SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA E DA DIVERSIDADE DO CEPI”, realizado de 16 a 18 de novembro de 2011, que contou com ações envolvendo a participação de diversos segmentos da comunidade escolar e que aconteceram nos três períodos: manhã, tarde e noite.

As atividades começaram no dia 16 de novembro, na quadra de esportes da escola. Além da comunidade, todos os alunos, professores e funcionários da escola foram convidados a visitar as exposições: “Dossiê África” e “Cultura Africana”, onde vários estudantes mostraram e apresentaram trabalhos executados por eles ao longo do ano letivo. Esta ação contou também com a participação das monitoras do Programa “Mais Educação”, onde a comunidade escolar foi convidada a participar e interagir através das mesas de jogos lúdicos com temas a respeito da história e cultura africana e afrobrasileira. Na hora do recreio, a degustação de uma merenda especial e muito saborosa: foi servida uma “Feijoada Temática”. Com o objetivo de desmistificar a falsa idéia de que este prato teria sua origem como “comida de escravos”, os alunos das turmas de 1º Ano do Ensino Médio (durante as aulas de História, dentro do conteúdo “A civilização do Açúcar”) pesquisaram a respeito da história da feijoada e descobriram que na verdade a iguaria é mais um resultado da rica e importante miscigenação racial acontecida no Brasil, com contribuições dos três grupos étnicos formadores da sociedade brasileira. De posse das informações, os estudantes confeccionaram lembranças que foram oferecidas àqueles que provaram a iguaria. Completando a programação, no final do período da tarde e do período da noite aconteceu na quadra da escola uma apresentação de capoeira, do Centro Paranaense de Capoeira, sob a coordenação do contramestre Silvio Silva Filho e do Professor Claudinei Machado.

A programação do dia 17 de novembro, direcionada aos estudantes do Ensino Médio, constou de exibição de vídeos e palestras. Inicialmente, foi exibido o filme “Na Porteira do Quilombo”, que mostrou a visita que a Equipe Multidisciplinar do CEPI fez no dia 17 de junho ao Quilombo do Varzeão. Além de conhecer um pouco da história dos ancestrais dos remanescentes quilombolas e do seu percurso até a formação do quilombo, o filme trouxe informações e mensagens relacionadas à história e cultura afrobrasileira e africana. Na seqüência foi exibido o vídeo “Vista minha Pele”. Após os vídeos os estudantes tiveram a oportunidade de refletir, debater e dar suas opiniões a respeito do que assistiram. Fechando a programação do dia, assistiram a uma palestra onde foram apresentados dados sobre a situação do negro na sociedade atual.

As atividades do dia 18 de novembro começaram com uma programação voltada aos estudantes do Ensino Fundamental do período da manhã e da tarde. Constaram de uma exposição de cartazes produzidos em sala de aula pelos próprios estudantes, abordando os temas do Dia da Consciência Negra, Bullyng e Homofobia, além da exibição de diversos vídeos relacionados aos temas em questão, produzidos também pelos próprios estudantes. Para o Ensino Médio do período da manhã e da tarde, aconteceu uma palestra a respeito da homofobia.

No período da tarde aconteceu uma apresentação musical da banda “Os Guapos do 3ºB 2011 e a realização do concurso “Beleza Negra do CEPI”, com o objetivo de valorizar a beleza das estudantes, elevar sua autoestima e transmitir a mensagem de que a beleza está justamente na diversidade e que o mundo “não teria a menor graça” se fôssemos todos iguais. Neste período ocorreu também Foram eleitas:

• Maiara Costa - Beleza Negra do CEPI 2011

• Cassiana Teilo - 1ª Princesa

• Vanessa Madaloz - 2ª Princesa

• Adjahynne Faria Gonçalves Lourenço - Miss Simpatia

Essa realmente foi uma semana inesquecível no Colégio Estadual Princesa Isabel, pois a comunidade escolar pôde contar com uma programação completa e variada, onde constaram os segmentos de informação e cultura, além das apresentações artísticas. A Equipe Multidisciplinar da Escola sentiu-se extremamente motivada por conseguir mobilizar toda a comunidade escolar e com certeza essa será uma ação que irá se consolidar na escola nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Gostou? Deixe aqui sua opinião. Ela é muito importante para nós!